English article coming soon!
More info? Ask your questions through the contact form in the bottom or reach out through instagram or facebook!
(please note that these courses are generally in Portuguese but can be taught in English as well, ask for availability!)
Reiki: História, Introdução e Programa de Curso
Reiki: História
Historicamente, o reiki é (re) descoberto por Mikao USUI, tendo sido utilizado por monges budistas e passado oralmente desde tempos imemoriais e sendo apenas passado a alguns «eleitos».
Usui estudou num mosteiro budista onde, depois de um período de meditação, recebeu a maneira de transmitir e ensinar sobre a energia (energia é ki, em japonês, qi ou ch’i em chinês, prana em urdu-hindi, …) mas não a sua, ou de a de cada um, mas sim a energia universal — nascendo a expressão reiki que significa energia universal — e como curar com ela (antes de 1900). Descobre ainda que é necessário curar não só o corpo mas a parte emocional do ser.
Usui formou vários mestres de reiki, incluindo Chujirō HAYASHI (1925). Hayashi por sua vez forma também alguns mestres de reiki, incluindo as duas primeiras mulheres, Hawayo TAKATA e Chie HAYASHI. Takata vivia nos EUA e foi ao Japão por motivos familiares e estando doente, procurou a cura pelo reiki. Depois de curada manifestou interesse em aprender reiki. Hayashi nomeou como seu sucessor Takata (1938), pois acreditava que haveria uma guerra onde o Japão estaria envolvido e queria garantir a continuidade do reiki. Takata leva o reiki não apenas para os EUA, mas também para o Canadá e Europa. A sua neta, Phillys FURUMOTO, é também a sua sucessora.
Na sua expansão para o Ocidente o reiki incorporou o sistema de centros energéticos do corpo humano, conhecidos como chacras na Índia. As posições de reiki actuais centram- se à volta dos sete chacras ou centros de energia principais do corpo e focam ainda, geralmente como extra, os chacras secundários nos joelhos e plantas dos pés. Na expansão ocorrida adicionaram-se também os circuitos principais de energia no corpo, chamados de órbitas microcósmicas e que se baseiam no qi gong ou ch’i kung. O reiki continua a ramificar-se com frequentes adições e transformações além destas.
A par da linha do reiki tradicional ou sistema Usui, ‹Usui reiki ryōhō›, existe também o reiki essencial, divulgado inicialmente por Diane Stein.
Este ramo do reiki advoga a acessibilidade do reiki para todos e o não secretismo dos seus símbolos e métodos de ensino.
Diane Stein publicou o seu livro «Reiki Essencial» em 1995 sendo este o primeiro livro sobre o reiki que fala abertamente dos símbolos e de todo o método de iniciação e prática. Assim, recebeu uma oposição inicial muito grande sobre a publicação do livro. Actualmente muitos terapeutas e mestres utilizam-no, independentemente do seu ramo, e recomendam-no como auxiliar de prática ou simplesmente para leitura pelo seu conteúdo rico e abrangente. Há já bastantes livros que incluem os símbolos e diversas informações antes secretas mas foi Diane Stein quem abriu o caminho.
Reiki: Introdução
O reiki é uma ferramenta poderosa para o auto-conhecimento. O reiki obtém-se por uma sintonização, efectuada por um mestre de reiki, que limpa e alinha os centros energéticos do corpo e sintoniza a pessoa com a energia universal.
Fazer ou praticar reiki dá-nos, em primeira instância, a possibilidade de tirar tempo para nós, tempo apenas para nós e para o nosso benefício – uma raridade nos tempos que correm. O reiki permite-nos ainda ampliar o conhecimento e discernimento sobre nós, quem somos, o que queremos e como o obter.
O reiki pode ser visto como um sistema de imposição de mãos sobre o corpo mas é mais que isso e funciona para além do nível físico.
A palavra reiki significa energia universal e parte do princípio que tudo no universo tem a mesma essência, esta energia. Mais do que por um corpo, defini-mo-nos em vários outros níveis: o nível físico é o nível palpável, no entanto existimos também em outros níveis, o nível mental, emocional e espiritual.
O reiki é uma das chaves para sintonizarmos e equilibrar-mos estes vários níveis promovendo bem-estar em todos eles. Como tal, é utilizado como terapia complementar no dia-a-dia para promoção de bem-estar mas também para equilíbrio nos diversos níveis.
O reiki é utilizado como terapia complementar em alguns hospitais também em Portugal. Mais informação, em breve.
Paralelamente, estudos na astrofísica revelam também que os átomos de que somos compostos, bem como os que compõem toda a matéria da Terra e demais planetas e estrelas, tem origem em estrelas mais antigas; os elementos constituintes da matéria da vida – Hidrogénio, Hélio, Oxigénio, Carbono, Nitrogénio – são o resultado de estrelas que explodiram, formaram nuvens gasosas que posteriormente se condensaram e formaram novas estrelas, novos planetas, novos ciclos possíveis de vida. Ciclo que se repete e renova constantemente na Natureza da qual fazemos parte. Somos, literalmente, uma só matéria, com formas aparentemente separadas e, mais que matéria, somos também consciência. É esta consciência que faz parte de uma consciência universal mais ampla que nos cria e une. Tudo isto é reiki.
Talvez um dos legados mais importantes de Usui são os princípios do reiki, cinco princípios guia que advogam:
Hoje, ou só por hoje:
I. Agradece a benção que vais receber;
II. Não te zangues nem critiques;
III. Não te preocupes;
IV. Faz o teu trabalho honestamente;
V. Respeita o teu semelhante e tudo o que vive.
Por estes princípios percebe-se claramente que o propósito do reiki é o melhoramento pessoal, e consequentemente, do mundo que nos rodeia.
Nestes princípios está também presente o budismo zen pois foca o viver a vida no agora, onde se pode descobrir a nossa natureza e o nosso caminho – afinal, existe outro momento que não o agora? Viver relembrando o passado e antecipando o futuro é a maneira certa de nos fugir o agora, o presente que é isso mesmo, uma dádiva que nos é dada momento a momento.
Mas, afinal, o que é o reiki?
O reiki é sempre seguro, em qualquer hora, lugar e situação; é fácil de utilizar e é uma experiência individual. É um instrumento para o desenvolvimento pessoal e espiritual e é um instrumento preciso de auto-cura para o crescimento pessoal, transformando-nos para melhor. O reiki é seguro não pode ser utilizado para manipular e controlar.
O reiki não é religião ou culto, não é um dogma ou doutrina, não é apenas colocar as mãos, funciona acreditando ou não. Não é uma cura física ou massagem. O reiki não é um grupo específico de pessoas, não é uma organização nem pertence a uma única organização.
Resumindo ainda mais, o reiki é perceber que primeiro somos e depois temos.
Reiki é aperceber-mo-nos que é preciso ser para ter! Não são as posses que nos definem mas a nossa essência, essência essa que precisa de ser (re)descoberta, aprimorada e celebrada pois é o que nos torna únicos, apesar de sermos parte de um todo maior, peças únicas num puzzle cósmico.
Reiki: Programa de Curso
O reiki como instrumento de conhecimento e desenvolvimento pessoal ajuda-nos a conhecer-mo-nos melhor e a tornar-mo-nos pessoas mais completas, mais felizes.
No espaço e lecciona-se o reiki essencial, um reiki adaptado à energia do século XIX e do mundo ocidental; a par de alguns símbolos tradicionais, utilizam-se símbolos simplificados que refletem a energia em mudança deste século. Um reiki centrado na sua essência, sem floreados e cerimónias, e com uma política de preços acessíveis, desde o seu início, para maior acessibilidade e disseminação desta prática, desta ferramenta de conhecimento pessoal, e também de cura, transformação e evolução.
Note-se que apesar do programa de aprendizagem do reiki ter componentes específicas e obrigatórias, o ensino é feito à medida de cada pessoa; sendo todos nós diferentes, apenas faz sentido que assim seja.
I nível
O primeiro nível de reiki introduz esta técnica de despertar e descoberta de nós, de origem japonesa.
O ser humano e os corpos físico, mental, emocional e espiritual. Os chacras ou principais centros de energia do corpo. Sintonização com a energia universal, as doze posições de reiki e os cinco princípios do reiki.
Um novo início de vida ou «apenas» um novo olhar sobre a vida!
II nível
~ níveis 2 e 2A ~
O segundo nível 2 de reiki introduz três símbolos de reiki, as suas propriedades e utilizações e amplifica o conhecimento e equilíbrio dos corpos mental, emocional e espiritual.
A componente «teórica» do segundo nível e a descoberta da magia e intemporalidade dos símbolos de reiki! Outro início de vida!
O nível 2A de reiki completa o segundo nível; após a aprendizagem dos símbolos de reiki na componente teórica, os exercícios para equilibrar a energia dos corpos físico, mental, emocional e espiritual.
A componente mais prática do segundo nível, a descoberta da energia em nós e em quem, e no que, nos rodeia!
A introdução ao uso do pêndulo e de cristais acontece geralmente neste nível.
III nível
O terceiro nível de reiki finaliza o curso na sua componente mais essencial.
Aprendem-se mais dois símbolos de reiki que permitem uma cura ainda mais profunda e eficaz. A porta para um conhecimento mais profundo sobre nós!
Mestrado
~ níveis 3A a 3I ~
Os níveis de mestrado é onde contactamos com a verdadeira essência e potencialidade do reiki como instrumento para um maior conhecimento de nós, dos outros, a um nível mais profundo. É aqui que a magia do reiki se começa a revelar em todo o seu esplendor!
O programa é extenso e variado e inclui vários exercícios de protecção da nossa energia e de limpeza da aura, uma aprendizagem mais profunda dos chacras (ou centros energéticos do corpo) que inclui a limpeza, alinhamento e equilíbrio dos mesmos bem como a energização destes, como sintonizar pessoas com a energia universal (ou seja, como iniciar pessoas no reiki), como ver auras (ou para quem as vê, exercícios e métodos específicos de visualização), …
Quer se planeie ser mestre de reiki ou não, o mestrado é de facto onde o reiki se revela e nos revela.
Queres mais informação? Preenche o formulário abaixo ou contacta-me através do instagram ou facebook!
Contact/o
Your message has been sent

Crystals in your life and more…
Cristais no dia-a-dia e mais…